História do Karajucá

O Karajucá
1. Como surgiu o Karajucá Em julho de 1934, chega ao Brasil um japonês chamado YOSHIO KAMADA. Yoshio era perito em massoterapia,agricultura e artes marciais, possuindo a graduação de 8º Dan de Judô, aprendeu com um aluno direto de Jigoro Kano( Criador do Judô), e seu local de treinamento foi na KODOKAN ( escola criada por Jigoro Kano sediada no Japão ). Mais tarde, em 1953, na cidade de Belo Horizonte, passa a lecionar Judô no Minas Tênis Clube. Entre seus vários alunos encontra-se WALTER TEIXERA, que não apenas é um disciplinado atleta, mas mais tarde torna-se um grande amigo. Mestre Yoshio ,então, para demonstrar seu grande apreço por Walter, ensinou tudo o que sabia de seu estilo e outros conhecimentos peculiares japoneses, o zen transcendente do budismo e outras jóias espirituais de auto-aperfeiçoamento do Oriente á Mestre Walter.
2. Quando surgiu o Karajucá Desta bela amizade, em 20 de Fevereiro de 1968 nasceu o Karajucá, que mais tarde foi definido por Walter como uma “arte ciência, de ataque e defesa”, formulada após anos de estudo, a partir de diversas técnicas de diferentes estilos.
3. Quem foram os Fundadores Desta forma são os fundadores do Karajucá o Mestre Yoshio Kamada e o Mestre Walter.
4. O que significa o nome Karajucá O nome Karajucá significa KAMADA, RAZÃO, JUSTIÇA e CAPACIDADE.
5. Porque surgiu o Karajucá O Karajucá surgiu da necessidade da formação de um método de defesa pessoal que fosse mais completo, oferecendo ao praticante a possibilidade de defender-se em qualquer posição, tanto de pé, como agarrado, ou ainda no solo. É claro que os Mestres não foram pretensiosos em dizer que queriam fundar um estilo perfeito, mesmo porque tal enunciado seria impossível. Qual o seu objetivo? O princípio: tem que funcionar de qualquer forma, não importa o tamanho ou a agilidade do adversário ou a dificuldade da situação... Dar suporte ao praticante para desvencilhar-se de situações onde fosse necessário o emprego de força física, como uma agressão, por exemplo, ou ainda, mantendo a calma, através da confiança, não puder fazer nada. Desta forma o Karajucá trabalha o praticante tanto fisicamente quando psicologicamente, sendo, portanto um estilo realista, levando ao praticante não superestimar qualquer tipo de situação. Podemos definir o Karajucá desta forma: um estilo criado a partir de diferente técnicas de vários estilos.

O Karajucá é um estilo de combate fundado em 20 de fevereiro de 1968, pelo Mestre Walter Teixeira, sargento da Polícia Militar de Minas Gerais. Mestre Walter era faixa preta em Judô e na ocasião em que estava lotado no Batalhão de Guardas, foi convidado à ensinar para os policiais.
Mestre Walter percebeu que para aumentar as chances de sucesso dos policiais em um combate real, seria interessante adicionar outras técnicas de combate, como a luta em pé (chutes e socos) e a luta no solo (imobilizações, chaves de braço, estrangulamentos, etc), para além das projeções do Judô. (http://www.youtube.com/watch?v=Jz1zk89IWdo&feature=related).
Desta mescla de estilos surgiu o Karajucá, no qual o objetivo é a subjugação do(s) oponente(s) no menor espaço de tempo possível, quer seja por nocautes promovidos por golpes contundentes, quer seja por projeção de qualquer natureza ou ainda, a submissão por estrangulamentos, chaves articulares ou musculares ou qualquer outro tipo de contenção possível.
O nome Karajucá é uma junção da primeira sílaba das palavras KAmada, Razão, JUstiça e Capacidade. O Karajucá atualmente possui representantes em outros estados do país além de Minas Gerais e o órgão gestor neste Estado é a Federação Mineira de Karajucá (FMKj). Encontramos atualmente, o estilo participando também de programas sociais e esportivos, com parcerias junto a instituições do estado, como:
1 - Polícia Civil:
www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=15755 
2 - Assembléia Legislativa: 
www.almg.gov.br/Not/BancoDeNoticias/Not527098.asp/
3 - Nas ações do Fica Vivo :
www.agenciaminas.mg.gov.br/detalhe_noticia.php?cod_noticia=20451.

Referências bibliográficas/fonte: SILVEIRA, Wiler Lopes da. APLICAÇÃO DO METODO DE INICIAÇÃO ESPORTIVA UNIVERSAL NO TREINAMENTO DE CRIANÇAS ENTRE 07 E 12 ANOS NA ARTE MARCIAL KARAJUCÁ. Monografia (Especialização), UFMG (2008).

33 comentários:

Unknown disse...

Muito bom. Treinei em meiados dos anos 90 com o Maia e meu irmão Willian. Muito bom saber que o Karajuca ainda tem forças. Lembro até hoje do juramento ainda me ajuda muito no dia a dia. Fui até a faixa verde depois parei. Tempos bons. Onde fica a academia de vocês? Meu contato é fernandes.wemerson@yahoo.com

Unknown disse...

Muito bom. Treinei em meiados dos anos 90 com o Maia e meu irmão Willian. Muito bom saber que o Karajuca ainda tem forças. Lembro até hoje do juramento ainda me ajuda muito no dia a dia. Fui até a faixa verde depois parei. Tempos bons. Onde fica a academia de vocês? Meu contato é fernandes.wemerson@yahoo.com

Dojo Kélcio karatê Shotokan disse...

Meu nome é Kélcio Arantes Tbém treinei em 1988 com Sensei José da Silva Maia em B.Hte no Barreiro de baixo chegando a faixa roxa.Douglas e Clayton filhos do Sensei excelentes atletas , sinto muita saudades desse tempo, gostaria muito de reencontrá-los, quem sabe através do face! Dojo kélcio karate shotokan. Oss! Boa noite Wemerson as vezes treinamos juntos nestes anos.

Mário disse...

Treinei até a faixa verde com o mestre Walter teixeira no Madre Gertrudes... lembro mto bem de tudo, lá por meados de 1992.... gostaria mto de reencontrar todos lá.. quem quiser entrar em contato, meu email é mario.fortunato@gmail.com
abraços!

Unknown disse...

Que top, treinei nos anos 90 no bairro Tirol com o mestre willer, época top viu!

Unknown disse...

E ai pessoal tbm treinei na academia do maia tenho 38 anos isso foi a uns 25 anos atrás cheguei a faixa laranja, meu sonho hoje seria voltar a treinar na academia do maia , temos bons.

Unknown disse...

Meu sonho seria voltar a treinar na academia com o sensei maia bons tempos , mais onde é a academia de vcs.

Unknown disse...

Boa noite. Parabéns, gostei e apoio todas as AAMM novas que estão chegando. Aí também criei a minha, que é mais esportiva e artística que combativa, mas não sei quais são os trâmites legais, o senhor poderia me ajudar? Parabéns pela iniciativa e pelo empenho em se manter a tantos anos no mercado das AAMM. Que Deus abençoe e faça ser reconhecido com grande mérito.
Att. Sanchez

Unknown disse...

Masha

Unknown disse...

Masha

Unknown disse...

Masha

Unknown disse...

Mestre João Andrade Batista Faixa Rajada 💨 Vermelha e Branca 8°Grau de Jiu-jitsu Arte Suave ☯️ Grão Mestre em Taekwondo 7°DAN de Taekwondo Internacional Ku Ki Won (WTF) Treinei Karajuca na Década de 1970 Praça Raul Soares BH Treinei Diretamente com Mestre Walter Teixeira Karajuca e seu Filho Wester Teixeira, fui até Faixa Preta Black Belt 3°DAN de Karajuca, foi da Turma do Gutemberg de Sena Cortelete, Zulu, Xisto, Aluísio Baião Leão 🦁 e outros grandes amigos e também grandes guerreiros 👍 ☯️ 🔝 ⛩️ 🏯 🇯🇵 🇧🇷 Saudades dessa Época !!!

Unknown disse...

OLÁ,SOU BATISTA LOPES, SOU FAIXA PRETA DO ESTILO KARAJUCÁ MORO NO MATO GROSSO ,TREINEI COM O PROFESSOR VALDIR RUFINO DOS SANTOS FILHO,DURANTE ANOS ,ATUALMENTE SOU FUNCIONÁRIO PÚBLICO DO ESTADO E NÃO ESTOU NA ATIVIDADE...MAS PRETENDO VOLTAR, SAUDADES DOS TREINOS...MASHA...

Gustavo Coutinho disse...

Então pessoal, treinei com o meu mestre Wagner Rufino (Nesio) na década de 90 no Bairro Madre Gertrudes BH MG. Também com o professor Joel. Fui faixa Laranja. Treinava muito. Era muito bom. Saudades do Nesio.....

Unknown disse...

Boa noite galera do karajuca! meu nome é Celso Barbosa, sou faixa preta, formei em 1996 com mestre Wagner, no bairro Madre Gertrudes. Meu exame foi realizado na Federação de Karajucar, com o mestre Aluísio, no bairro Eldorado em Contagem. Sinto saudades daqueles treinos, que eram realizados, na Federação, com os graduados faixas pretas e marrons. E o mais importante é que o estilo matenha sempre em atividades Abraço a todos.

Unknown disse...

Olá amigos relembrando um pouco da minha história no Karajuca quando iniciei na década de 80 com Sensei Masha no Conj Teixeira Dias Barreiro em Belo Hte chegando a graduação Faixa Roxa , construir várias amizades ! Saudades dessa época, hoje sou 4 Dan pelo estilo Shotokan semelhante ao Karajuca!! Oss!!

Unknown disse...

Tbm treinei com mestre Aluísio baião Leão,saudades desse tempo

Unknown disse...

Bah, sou velho treinei por volta de 1980 com Sadrak no RJ. Aluno do mestre Walter.

Anônimo disse...

Treino com com ele hj em dia estou na faixa laranja

Anônimo disse...

Treinei karajuca com o professor Heleno, grande professor e grande pessoa.

Anônimo disse...

Olá!!! Na época dos anos 80, treinei Karajuca com o Instrutor Alberto no Cardoso em BH, chegando a faixa verde e depois conheci o Mestre Maia, muito dedicado aos ensinamentos no Teixeira Dia e Estudei muitos anos com o Filho dele, o Douglas! Tenho muitas saudades dessa época! Hoje sou Faixa Marron em Sanda, em Preparação, treinando para voltar dar Aulas no Sanda e participando de Treinamentos com o Mestre Silva de SP no Sistema Thay, Faixa verde em Taekwondo mas parei, Instrutor de Chan Tao Chuan vou retornar em breve aos treinos, Faixa vermelha em MuayThay vou retornar aos treinos e Wing Chun iniciante parei no momento e Full Contact na época no Quartel !!!!

Anônimo disse...

Eu também já treinei com ele época boa saudades demais

ivair Simões gonçalves disse...

Treinei nas décadas de 80 e 90 com o Mestre Sabará(José Calixto Pinto Filho) sou faixa Preta de KARAJUCÁ,uma arte sensacional que promove confiança, sabedoria, inteligente, paciência e até mesmo um grande controle emocional em qualquer que seja as situações,pois o KARUJUCÁ não foca só na atrevem si,mas também em uma filosofia de vida saudável, harmônica,justa e responsável 🇧🇷🇯🇵🀄⛩️🧧🥋🥋🥋🧧⛩️🀄🇯🇵🇧🇷

Anônimo disse...

Tbm treinei essa arte em mt com mestre Valdir dos Santos Rufino, e professor weliton Noleto ,uma arte muito boa

Anônimo disse...

Sou jorge e me formei no karajuca em 1985...sou preta 4° dan .,porém parado atualmente...saudades dessa época anos 80...anos dourados....tenho marron jiu jitsu e vermelha taekwon do...mas tenho muita afinidade no karajuca e lembro dos amigos e professores que tive privilégio de treinar....mestre joão Andrade,mestre Aluisio( meu mestre atual),wagner,zulu,gutemberg,falecido Guilherme,xisto maia,willer,sabará,mestre Adilson ,sadrak no rio( treinei lá 1 dia),prof Heleno,e muitos outros...valeu

Anônimo disse...

Cara eu treinei com sadrak 1 dia em 1983 ..foi muito legal...foi numa das idas minha férias para o Rio..pois sou de lá....foi legal conhece lo

Jose Da Silva Maia disse...

Iniciei em 1979 com gino na Praça Raul Soares, me formei em faixa preta. Começei a dar aula na academia do gino depois montei minha propria academia "Aguia do Karajuca" em Belo Horizonte, Barreiro
Teixeira dias.
Dei aula por mais de 30 anos e formei varios faixa pretas no qual o Romulo da aula ate hoje do mesmo estilo no bairro Santa Cecilha.
Tenho todos os paradigmas todas quedas livros e compendio do Karajuka em memoria ao mestre Kamada ao mestre Valter e o mestre gino, no qual formei com eles em 1984.

Anônimo disse...

Que bom achar o karajucá aqui, treinei com o filho do Mestre Walter o Gino, tenho orgulho de ter treinado essa Arte lá no shopping São Vicente, na praça Raul Soares, na década de 80. Saudações ao melhor de todos.

Anônimo disse...

Grandes recordações. Treinei com Prof. Heleno e Eron, seu irmão, em Contagem. Fui até faixa laranja. Fui avaliado por Mestre Aluísio Baião Leão. Masha.

Gleidson Andrade disse...

Que legal te achar aqui!!! Treinei com o senhor no início dos anos 1990! Havia conhecido o Karajuca com o mestre Wagner no Madre Gertrudes!! Cheguei até a faixa roxa! Era da mesma época que seu filho Cleiton era faixa marrom!! Meu pai, Evencio, treinou um pouco tbm! Era motorista da Saritur junto com seu irmão!!! Forte abraço mestre!!!

Anônimo disse...

Não sei se vcs sabem mas o mestre Webster Teixeira veio a falecer neste ano de 2024.
Pra que e da região do Barreiro e Tirol e Itaipú saudações.

Anônimo disse...

Lamentável, nossos sentimentos aos familiares e amigos!!! OSS

Anônimo disse...

Eu fui aluno do mestre Antônio (chocolate) no estrela Dalva e conheci o mestre dele mestre Aluísio. Os dois são excelentes mestres...